Os implantes cocleares são usados por pessoas que sofrem de perda auditiva de grau severo a profundo. Os implantes cocleares são recomendados para pessoas que são pouco beneficiadas pelos aparelhos auditivos. Eles podem ser usados em adultos, crianças e até em bebês nascidos com perda auditiva, ou que a manifestam após aprender a falar.
O que é o implante coclear?
É um dispositivo eletrônico que tem o objetivo de substituir as funções das células do ouvido. É um equipamento implantado cirurgicamente na orelha que tem a função de estimular o nervo auditivo e recriar as sensações sonoras.
Os resultados dos implantes cocleares podem, em algumas situações, serem mais benéficos do que os aparelhos auditivos.
Como funciona o implante coclear?
1) O microfone no processador de som externo capta o som do ambiente e transforma-o em um sinal digital.
2) O processador de som externo envia esse sinal digital pela antena e através da pele para o implante coclear interno.
3) O implante coclear converte o som codificado digitalmente em impulsos elétricos e os envia ao longo do feixe de eletrodos localizados na cóclea.
4) Os sinais elétricos estimulam o nervo auditivo, dessa forma permitindo que o cérebro (e o usuário do implante coclear) interpretem esses sinais como som.
Todas as pessoas podem usar implantes cocleares?
Não. Ele pode não ser adequado para todas as pessoas com perda auditiva. Os requisitos para um implante são extremamente delicados, por isso é preciso consultar um profissional qualificado para aconselhamento sobre uma solução adequada para a condição de perda auditiva.
Como a cirurgia é realizada?
- Uma incisão é feita atrás da orelha;
- Com a ajuda de um microscópio, o osso que está atrás da orelha é brocado para abrir um orifício que permite inserir o componente interno do implante;
- O feixe de eletrodos é passado para a cóclea;
- O receptor/estimulador de sinal é apoiado em uma cavidade próxima da orelha e, ao mesmo tempo, está próximo o suficiente da pele para a transmissão do sinal.
A cirurgia leva aproximadamente de duas a três horas e precisa ser realizada por um otorrinolaringologista especializado. O fonoaudiólogo também pode estar presente na sala de cirurgia. Sua tarefa é conectar o implante coclear a um computador, para que se possa verificar se o implante funciona e se está adequadamente colocado.
Conclusão
Os implantes cocleares são projetados para ajudar adultos e crianças com perda auditiva severa a profunda que sejam pouco beneficiados pelos aparelhos auditivos. Porém, para saber se a cirurgia é a melhor opção para você, é preciso consultar um especialista.
Gostou do conteúdo de hoje? Continue acompanhando nosso blog e nos siga no Instagram para ver mais sobre saúde auditiva.