A fonoaudiologia é uma profissão ligada à saúde, e o fonoaudiólogo é responsável por cuidar de tudo que envolve a comunicação humana falada ou escrita. Ele pode trabalhar com linguagem, voz, fala, audição e alterações dos músculos e articulações da cabeça e do pescoço, sendo também responsável por cuidar de problemas relacionados à dificuldade de aprendizagem e problemas que envolvem as funções de mastigar e engolir. Como eles também ajudam a treinar e aperfeiçoar a voz humana, são muito procurados por artistas, cantores e locutores.
Os fonoaudiólogo geralmente trabalham em conjunto com outros profissionais, como psicólogos, otorrinolaringologistas e neurologistas.
Fonoaudiologia
É uma área da ciência que tem como meta estudar e pesquisar técnicas e métodos de prevenção e terapia, que são desenvolvidas na comunicação oral, escrita, voz, audição e psicomotricidade.
Áreas de atuação
Audiologia
Atua na recuperação de diversos distúrbios auditivos, proporcionando desde terapias até à adaptação de aparelhos auditivos.
Linguagem
O profissional trabalhará com aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita, visando identificar e trabalhar possíveis distúrbios no processo de desenvolvimento da comunicação.
Motricidade
O fonoaudiólogo trabalhará na habilitação e reabilitação de funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala.
Saúde Coletiva
Fazendo parte de grupos de estudos e reflexões sobre políticas públicas no sistema de saúde no Brasil.
Voz
O fonoaudiólogo atuará na avaliação, no diagnóstico e na reabilitação de problemas vocais, bem como com o aperfeiçoamento estético da comunicação e expressividade da voz.
Disfagia
Poderá atuar na avaliação e no diagnóstico de distúrbios da deglutição, com intuito de intervir para prover melhoria na qualidade de vida do paciente.
Fonoaudiologia Educacional
O profissional terá espaço para atuar na promoção, aprimoramento e prevenção de alterações dos aspectos relacionados à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz.
Gerontologia
O fonoaudiólogo atua na promoção da saúde do idoso, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação/reabilitação dos distúrbios relacionados à fala, audição, ao equilíbrio, à deglutição, motricidade orofacial e voz nessa população.
Fonoaudiologia Neurofuncional
O fonoaudiólogo realiza avaliação, diagnóstico, prognóstico, habilitação e reabilitação fonoaudiológicos de pessoas com alterações neurofuncionais provenientes de sequelas resultantes de danos ao sistema nervoso central ou periférico.
Fonoaudiologia do Trabalho
O profissional participa de campanhas educativas, palestras e ações de conscientização dos trabalhadores e elabora estratégias de promoção e proteção em saúde no que se refere a Fonoaudiologia.
Neuropsicologia
O fonoaudiólogo trabalha com intuito de prevenir, avaliar, tratar e gerenciar os distúrbios que afetam a comunicação humana e sua interface com a cognição.
Fluência
Poderá atuar na identificação de tipologias das disfluências típicas e atípicas para o diagnóstico e intervenção em transtornos da fluência, poderão tratar, por exemplo, pessoas com gagueira.
Fonoaudiólogo x Otorrinolaringologistas
Muitas pessoas confundem os fonoaudiólogo com os otorrinolaringologistas, e acreditam que ambos desenvolvem as mesmas funções. Porém, eles são responsáveis por trabalhos diferentes.
Otorrino
É o profissional inicial para diagnosticar problemas. Ele é responsável por apontar uma possível lesão, ou inflamação e indicar se o tratamento é medicamentoso.
Fonoaudiólogo
A função posterior, após o diagnóstico. É este profissional que tratará da recuperação do problema, com a indicação de aparelhos auditivos adequados para o seu problema., por exemplo.
Parabéns a todos estes profissionais tão dedicados!
Gostou do conteúdo de hoje? Continua seguindo o nosso blog para ficar por dentro das novidades.