Antrostomia Maxilar
Os seios maxilares ficam atrás das maçãs do rosto e drenam a passagem para o nariz.
Quando esse canal está bloqueado, o paciente pode apresentar: congestão nasal, dor facial, dor de cabeça, afetando significativamente sua qualidade de vida.
Para aliviar os sintomas, são indicados alguns tratamentos, como uso de antibióticos, esteroides nasais e irrigações salinas. Porém nem sempre eles são eficazes estimular a abertura do seio e aliviar a congestão.
A cirurgia de Antrostomia Maxilar
A cirurgia endoscópica é realizada através do nariz por oposição ao corte na face. É uma técnica mais segura para o paciente e permite uma rápida recuperação e não deixa cicatrizes faciais.
Um pequeno endoscópio é inserido na narina para ver a abertura de drenagem. Em seguida, instrumentos cirúrgicos são usados para remover o bloqueio e abrir o seio maxilar e melhorar drenagem da região.
O procedimento é bem seguro, feito sob anestesia geral e com baixo risco de complicação.
Quando é indicada
A antrostomia maxilar é uma prática realizada desde meados dos anos 80. É a abordagem cirúrgica mais usada para pacientes com sinusite crônica que não melhora significativa com outras terapias médicas.
Ou seja, a cirurgia é indicada para tratar condições crônicas, quando todos os outros possíveis tratamentos não apresentaram resultados.
Você tem sofrido com sinusite crônica? Marque sua avaliação com um otorrino aqui no Centro de Otorrino.