A rinite é um tipo de inflamação da mucosa de revestimento nasal, podendo se manifestar de forma alérgica, que é a mais comum, ou até mesmo de forma infecciosa. As vias respiratórias estão diariamente expostas a uma grande quantidade de ameaças, como poeira, pólen, ácaros, fungos, vírus, bactérias, entre outros. Esses pequenos fragmentos são capazes de desencadear o surgimento dos sintomas da rinite e de várias doenças respiratórias.
Classificação da rinite
Rinite aguda: os sintomas costumam durar entre 7 a 10 dias;
Rinite crônica: os sintomas são mais constantes e podem durar por meses.
Rinite alérgica: a reação é causada mediante exposição a substâncias alérgicas;
Rinite não alérgica: não tem relação direta com substâncias alérgicas nem com o sistema imunológico;
Rinite mista: há mais de um agente causador, como bactérias e vírus.
Sintomas da Rinite
Congestão nasal;
Fadiga;
Obstrução da região nasal;
Coriza;
Olhos inchados;
Coceira e ardor no nariz e olhos;
Espirro;
Tosse;
Falta de ar;
Olhos lacrimejando;
Roncos nasais;
Respiração oral;
Rouquidão;
Redução do paladar e olfato;
Dor de cabeça.
Rinite x COVID-19
Em tempos de pandemia, qualquer sintoma acima pode ser confundido com o coronavírus e pode causar preocupação em excesso. Geralmente, os sintomas respiratórios citados acima com presença de febre podem ser causados pela Covid-19, principalmente se a pessoa já tomou a vacina da gripe.
Os principais sintomas do coronavírus são: tosse seca, febre, coriza, dor de garganta e dificuldade para respirar. A perda de olfato também pode aparecer em torno de 70% dos infectados.
Como evitar a COVID-19?
Lavar com frequência as mãos ou higienizá-las com álcool em gel 70%;
Evitar tocar olhos, nariz e boca;
Manter os ambientes limpos e bem ventilados;
Evitar aglomerações;
Usar máscaras ao sair de casa.
De olho na hidratação
Quanto menos água, mais chances de contrair qualquer virose. Isso porque o nariz e o pulmão são tecidos úmidos e por isso precisam estar hidratados para funcionarem bem. Para quem está com alguma doença respiratória e com presença de secreções, a água ajuda a eliminá-las.
Portanto, tomar muita água ajuda a manter a saúde do sistema respiratório, a prevenir possíveis doenças e a tratar quem já está doente.
Gostou do assunto de hoje? Continue acompanhando nosso blog e nos siga nas redes sociais para ficar por dentro das novidades!