O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama foi criado no início da década de 1990 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O Outubro Rosa é realizado anualmente, com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença, além de proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, reduzindo assim a mortalidade.
Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do câncer de pele, correspondendo a 29% dos novos casos da doença ao ano.
Câncer de mama: o que é?
Um tumor maligno que se desenvolve na mama como consequência de alterações genéticas em algum conjunto de células da mama, que passam a se dividir descontroladamente. O câncer de mama é o tipo que mais mata mulheres em todo o mundo.
Diagnostico precoce do câncer de mama
A prevenção do câncer de mama baseia-se no autoexame e na realização de mamografia a cada dois anos, especialmente, em mulheres acima de 50 anos. O diagnostico precoce do câncer de mama aumenta as chances de tratamentos e cura, por isso é tão importante.
O controle dos fatores de risco também é eficaz: controle do peso, diminuição de bebidas alcoólicas e cigarro, além de alimentação saudável e atividades físicas.
Previna-se! Um toque pode salvar a sua vida!