De acordo com uma pesquisa realizada pela National Health and Nutrition Examination Survey, existe relação entre deficiência auditiva e depressão. O estudo foi feito com 18.000 adultos e identificou que 11,4% das pessoas tinham uma significante deficiência auditiva, também possuíam depressão. As pessoas com perda auditiva, especialmente àquelas que não usam aparelho auditivo, encontram mais dificuldade em comunicar-se, nas relações familiares, sociais e no trabalho.
Os idosos são os mais afetados.
A perda auditiva em pessoas mais velhas muitas vezes ocorre de forma gradativa e silenciosa. Por não ouvir bem, os idosos não conseguem conversar e se relacionar de forma efetiva com familiares e amigos. Por isso, acabam se isolando do convívio social e familiar, tornando-se uma pessoa deprimida e sem vontade de realizar atividades simples. O uso de aparelhos auditivos adequados com as necessidades do idoso, muitas vezes, consegue reverter o problema.
Sinais de perda auditiva nos idosos
Distração;
Confusão;
Irritabilidade;
Zumbido no ouvido;
Dificuldade em entender a fala e determinadas palavras;
Desconforto na exposição a sons altos;
Conclusão, ao notar sinais, como esses informados acima, na pessoa da terceira idade, é essencial agendar uma consulta com um otorrinolaringologista para identificar e tratar o problema o quanto antes. Dessa forma, é preciso afastar os transtornos causados pela perda de audição, como a depressão.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog!