Videolaringoestroboscopia
É o mesmo exame que a videolaringoscopia , entretanto, mais refinado. Realizado com uma luz estroboscópica que permite avaliar movimentos em “câmera lenta”, facilitando a identificação de problemas discretos.
Com a finalidade de dar diagnósticos, o exame de permite obter detalhes mais precisos, o que seria impossível perceber através do exame convencional.
O exame de videolaringoestroboscopia
Para a realização do exame, o paciente deve permanecer com a boca bem aberta e língua para fora.
O aparelho será posicionado na língua, para melhor visualização da laringe, e introduzido na garganta do paciente. É fundamental que ele esteja acordado e consciente para emitir sons que façam as cordas vocais vibrarem.
O sensor capta essa movimentação das pregas vocais de acordo com a luz estroboscópica do aparelho e auxilia o diagnóstico do médico.
Para evitar o incômodo e reduzir os refluxos, é aplicado um anestésico local em spray na garganta. Em alguns casos, inclusive, o exame pode ser realizado pelo nariz, levando o aparelho até a região da laringe.
Antes de realizar o exame, não é necessário fazer nenhum preparo especial. Entretanto é recomendado evitar se alimentar 1hora antes do horário agendado.