Videoendoscopia nasosinusal
Também é chamado de videoendoscopia, nasofibroscopia e endoscopia nasal, nomenclaturas que se referem ao mesmo procedimento e forma de realização.
Como é o exame de videoendoscopia nasosinusal
Para realizar o exame, um pequeno endoscópio é introduzido nas narinas do paciente. E, com o auxílio de uma câmera acoplada no aparelho, as imagens são projetadas em um monitor.
Dessa forma é possível enxergar toda a narina e sua continuidade a nasofaringe e a rinofaringe. O médico faz uma análise da região do assoalho e teto da cavidade nasal, tubas auditivas, adenoides e septo nasal.
Todo o procedimento é realizado com o paciente acordado e sentado. Para minimizar o desconforto e evitar o refluxo, é aplicado um anestésico local em spray no nariz antes de iniciar.
O endoscópio utilizado pode ser de fibra ótica rígida ou flexível, dependendo de cada caso e necessidade.
O exame é realizado no próprio consultório do otorrinolaringologista
Para quem é indicado
Videoendoscopia nasosinusal é indicado para avaliar casos de:
- obstrução nasal;
- desvio de septo nasal;
- rinite;
- sinusite rinosinusite;
- pólipo;
- sangramento nasal;
- adenoide aumentada
- perviedade das tubas auditivas.
Identificando uma dessas ocorrências e sua causa, o médico pode buscar o melhor tratamento médico.
Cuidados antes e depois do exame
Esse tipo de procedimento não exige qualquer tipo de preparação antes de ser realizado. Assim como não necessita de um cuidado especial após finalizado, estando o paciente liberado para voltar normalmente à rotina habitual.
Para um diagnóstico correto, agende uma avaliação médica e esclareça suas dúvidas. Se necessário, ele poderá pedir exames auxiliares para complementar o diagnóstico e determinar o melhor tratamento.