Sinusectomia com ou sem endoscópio
Como é feita a sinusectomia
A cirurgia é feita com o paciente sob efeito de anestesia geral. Existem várias técnicas e acessos para fazer a sinusectomia. O acesso pode ser direto, com incisões na pele ou mucosa da boca e por dentro do nariz. Para o procedimento endonasal é utilizado uma câmera chamada endoscópio.
As estruturas que dificultam a drenagem dos seios paranasais são removidas com muito cuidado. Assim, o pus que os seio maxilar, etmoidal, frontal e esfenoidal produzem podem ser drenados mais facilmente.
O procedimento cirúrgico tem duração de 2 a 3 horas e a internação é de um dia.
Pós-operatório
É comum o paciente sentir sonolência e enjoo nas primeiras horas após a cirurgia e dores de intensidade média durante alguns dias. Geralmente, não há pontos para serem removidos e pode ser necessário que a pessoa utilize tampões nasais.
O médico prescreverá medicações orais e tópicas, dependendo do caso, para prevenir infecções e sangramentos. É recomendado o uso de compressas geladas no dorso do nariz e face. O paciente deve permanecer em repouso, não assoar o nariz, não realizar atividades físicas e evitar banhos e alimentos muito quentes.
O nariz deve ser higienizado com soro fisiológico durante um mês com soro fisiológico.Não deixe a sinusite atrapalhar a sua vida. Entre em contato e agende uma consulta.