As amígdalas são órgãos constituídos por aglomerados de tecido linfático. Elas ficam localizadas na parte oral da faringe, localizadas, portanto, no trajeto do sistema respiratório e digestório. A principal função das amígdalas é produzir linfócitos, ou seja, células de defesa do organismo. Assim, elas estão relacionadas com a proteção do organismo contra antígenos que entram em nosso corpo pelo ar ou por meio da nossa alimentação.
O que é amigdalite?
A amigdalite é uma inflamação das tonsilas palatinas que pode ser causada por vírus e bactérias, resultando na amigdalite viral e na amigdalite bacteriana, respectivamente.
Quais são os sintomas da amigdalite?
- Dor de garganta;
- Febre;
- Amígdalas avermelhadas e inchadas;
- Dificuldade de engolir;
- Mau hálito;
- Nódulos ou ínguas no pescoço;
- Placas amareladas nas amígdalas;
- Fraqueza.
Como é feito o tratamento da amigdalite?
O tratamento da amigdalite depende do agente causador e do tipo de amigdalite que o paciente apresenta. Nas amigdalites virais geralmente são indicados analgésicos, antitérmicos e gargarejos com antissépticos. Nas amigdalites bacterianas normalmente são usados antibióticos.
É possível retirar as amígdalas?
Embora as amígdalas desempenhem importante papel no sistema respiratório da garganta, elas não são essenciais, pois não são as únicas estruturas responsáveis pela imunidade da região. A retirada das amígdalas é indicada em algumas situações, tais como infecções recorrentes.
Crianças podem retirar as amígdalas?
A amigdalectomia não costuma ser realizada em bebês e crianças menores de 4 anos, pois nessa fase o sistema imunológico está em processo de amadurecimento.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog!