Retirada de corpo estranho
Os objetos mais achados dentro dessas cavidades são peças de brinquedo, brincos, colares, anéis, moedas, tecidos, papéis e fragmentos de esponjas de banho.
Como é a retirada de corpo estranho
O caso deve ser diagnosticado através de um exame físico. Ele é feito com instrumentos específicos para analisar a profundidade do corpo estranho e quais são os fatores de risco.
Quando o caso é simples, o médico otorrino removerá o corpo estranho com uma pinça ou lavagem com a aplicação prévia de anestesia para evitar o desconforto do paciente, dependendo do quadro. Se o objeto estiver há muitos anos ali, é provável que haja a necessidade de uma cirurgia para a remoção.
Já em casos graves, o paciente pode apresentar sintomas de obstrução respiratória e deve ter o corpo estranho removido imediatamente em uma cirurgia.
Importância de ser feito por um profissional
Por mais que a remoção do corpo estranho possa ser simples, ela nunca deve ser feita por pessoas que não sejam médicos e tenham conhecimento em otorrinolaringologia. Há um grande risco do caso complicar, comprometendo a via oral, respiratória ou auditiva.
Você está achando que tem alguma coisa dentro de sua via oral, respiratória ou auditiva? É preciso removê-la o quanto antes e isso deve ser feito por um médico. Entre em contato e agende uma consulta.