Pesquisa do nistagmo optocinético
Quando uma pessoa apresenta sinais de vertigem, tontura ou certos graus de surdez, é necessário que o médico especializado elabore o perfil otoneurológico do paciente. Neste caso, o exame de pesquisa do nistagmo optocinético se torna essencial para que o profissional faça um diagnóstico mais assertivo.
O que é nistagmo optocinético?
O nistagmo é a região dos olhos que é responsável pelos movimentos involuntários. O chamado nistagmo optocinético é um tipo de movimento rítmico e repetitivo na área ocular. Essa condição está relacionada à fixação do olho ao focar certos objetos em movimento.
O nistagmo optocinético é utilizado para determinar e medir a percepção da visão dos pacientes.
Como funciona o exame?
A pesquisa do nistagmo optocinético é feita através de um dispositivo contendo faixas pretas e brancas, que se movimentam em velocidades já programadas, em sentido horário e anti-horário. Dessa forma, é possível analisar o comportamento do nistagmo e verificar a simetria das respostas dos olhos. Ao comprovar a falta de simetria, é preciso realizar outros exames e observar novos comportamentos do nistagmo.
Geralmente, este tipo de exame é aplicado em crianças, mas também pode ser feito em jovens, adultos e idosos.
Importância da pesquisa do nistagmo optocinético
O exame é fundamental para diagnosticar problemas na visão, que podem ser causados por uma inflamação no ouvido ou como efeito do uso de medicamentos e outros fatores. Além disso, a pesquisa é realizada nos casos em que o paciente apresenta dores cabeça, que provocam tonturas, e para identificar disfunções no reflexo vestíbulo-ocular (RVO) em pessoas com vertigem e síndrome vestibular periférica ou central.
A pesquisa do nistagmo optocinético indica, ainda, situações anormais no funcionamento do sistema otoneurológico.
Entre em contato com a equipe do Centro de Otorrino BH, escolha o melhor dia e horário e faça o agendamento do procedimento. Cuide da sua saúde e tenha mais qualidade de vida.
Aguardamos a sua visita!