Com o calorão do verão a procura por ambientes mais gelados aumenta. Com isso, lojas, empresas, supermercados, bancos, escritórios e, até mesmo, residências acionam o ar condicionado na busca por uma temperatura agradável. Porém, esse hábito pode não fazer tão bem quanto imagina! Isso porque, ficar muito tempo em ambientes pode provocar ressecamento das vias aéreas, causando sangramento nasal, além de favorecer o aparecimento de resfriados.
A limpeza do aparelho é fundamental!
Com o uso constante, o ar condicionado acumula ácaros, bactérias, fungos e vírus, fazendo com que apenas o “ar sujo” seja liberado. A limpeza é essencial! Os filtros e o painel frontal do ar-condicionado devem receber uma boa limpeza, em média, pelo menos uma vez por mês. Já a limpeza completa do ar-condicionado deve ser realizada uma vez por ano.
As pessoas que ficam expostas ao ar de má qualidade estão mais suscetíveis a doenças respiratórias como rinite, sinusite, bronquite, pneumonia e infecções fúngicas de vias aéreas superiores.
Ar condicionado deve ser evitado quando estamos gripados ou com garganta inflamada
Além de ressecar o ar do ambiente, o ar condicionado abaixa muito a temperatura, o que atrapalha a defesa do organismo. Por isso, deve ser evitado ao máximo se estiver gripado, com a garganta inflamada ou com alguma doença respiratória.
Aposte no soro fisiológico!
Se você trabalha diariamente em ambientes frios e não tem como fugir do ar condicionado, o melhor a fazer é apostar no soro fisiológico. O produto evita o ressecamento das vias aéreas, limpa e umidifica, além de estabilizar o pH da mucosa nasal.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e Instagram para ver mais posts como esse!