Microcirurgia de Laringe
A cirurgia é feita sob anestesia geral, com o uso de microscópio cirúrgico e também com o auxílio de instrumentos médicos. O procedimento é indicado quando o paciente apresenta sinais como dor na região, rouquidão e outras alterações na voz, dificuldades para engolir, cansaço vocal e pigarro constante.
O tempo da cirurgia pode variar de 30 minutos até 2 horas de duração, o que varia de acordo com as condições de cada caso. Caso haja alguma contraindicação, o médico se responsabilizará de analisar e orientar o paciente.
Quais são os principais cuidados após o procedimento?
É importante que o paciente siga as orientações do médico após realizar as microcirurgias de laringe e cordas vocais. Após o procedimento, é comum sentir dores, dificuldades para respirar, alterações na voz, febre e sangramentos, em raros casos. No dia do procedimento, pode acontecer de ocorrer vômitos.
Durante a recuperação, o paciente precisa ficar atento à alimentação, evitando o consumo de alimentos quentes e ácidos, já que eles podem causar danos na cicatrização. O ideal é ficar em repouso, pelo menos no primeiro dia, com o travesseiro colocado de maneira elevada. É importante evitar, por algum tempo, o uso de cigarro, bebidas alcoólicas, cantar, gritar e falar depressa.
Dentro dos cuidados pós-operatórios, é indispensável, ao menos nos primeiros dias de recuperação, ficar em repouso vocal. O paciente precisa evitar, o máximo possível, a utilização da voz. Caso o médico receite alguma medicação, deve-se ficar atento ao uso correto e também aos retornos ao consultório para o acompanhamento durante a recuperação.