Cada vez mais presente no cotidiano da população, os fones de ouvido podem trazer consequências negativas para a saúde. Acontece que ao utilizá-lo com o volume muito alto, acima de 90 decibéis, unidade de medida do som, a audição pode sofrer severas consequências.
Os fones se tornaram companheiros fiéis da população. O seu uso é bastante comum durante um trajeto dentro do transporte público, na rua ou até no trabalho. O problema é que, ao utilizar o aparelho com o som alto durante muito tempo, a audição é afetada ao longo dos anos.
Existe um limite para a utilização dos fones de ouvido? O modelo do aparelho interfere em algo? Vamos descobrir agora:
Você já se encontrou em alguma situação na qual não entendeu o que outra pessoa disse? Se isso acontece com frequência, provavelmente a sua audição já está sendo afetada. Outro sinal comum de que o fone de ouvido tem se tornado um vilão é alterar o tom de voz sem perceber. Essa dificuldade de percepção acontece quando existe uma falta de sensibilidade nos ouvidos.
É bem possível que, com o tempo, você acabe não percebendo que está ouvindo uma música com o volume muito alto. Quando isso acontece por mais de 90 min seguidos, a sua audição corre sério risco. Os efeitos surgem gradativamente. Eles podem se apresentar como um pequeno zumbido no ouvido e evoluírem para a perda parcial ou até total da audição.
É importante que você saiba que usar o fone somente de um lado do ouvido não resolve o problema. Pelo contrário, os efeitos podem até piorar. Quando isso acontece, é possível que a labirintopatia, ou doença do labirinto, seja diagnosticada, causando tonturas ao paciente.
O ideal é evitar os exageros, utilizar por um período menor de tempo e, principalmente, maneirar no volume.
O maior problema que precisamos discutir não é o fone de ouvido em sim, mas a frequência e como ele é utilizado. Existem modelos que podem até se adequar melhor ao ouvido, porém ao ser usado com exageros, as consequências serão as mesmas.
O ouvido é uma região sensível e precisa descansar! Eles estão expostos constantemente à diversos ruídos que são prejudiciais. O uso excessivo pode, além de prejudicar a audição, é um fator que pode desencadear dores de cabeça. É importante lembrar que os danos são irreversíveis. Os tratamentos podem até minimizar os efeitos negativos, porém não tratá-los em definitivo.
Deixar os ouvidos descansarem um pouco é fundamental para proteger a audição. Recomenda-se que, para cada 45 minutos ouvindo música, é necessário descansar, pelo menos, 15 minutos.
Lembre-se sempre que você pode sim ouvir música no fone de ouvido, mas não precisa exagerar. Modere na intensidade e no volume. Priorize a sua audição e, consequentemente, a sua qualidade de vida ao longo dos anos.
Ficou alguma dúvida? Entre em contato com a nossa clínica e continue acompanhando as nossas redes sociais.
A surdez é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas…
A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento infantil. Ela é fundamental…
A perda auditiva é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo,…
A sinusite é uma inflamação dos seios da face que causa desconforto e, muitas vezes,…
Você sabia que os distúrbios do sono podem estar relacionados a problemas nas vias aéreas…
Você sabia que a audiometria é um dos exames mais importantes para avaliar a saúde…