Categories: Rinite

A rinite é uma doença alérgica?

A rinite é uma inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Caracterizada por ser um transtorno respiratório, a condição deixa os pacientes sensíveis a diferentes fatores ambientais. Logo, o organismo começa a identificar agentes que podem causar danos ao corpo, desencadeando assim uma crise.

A condição pode ser classificada em alérgica e não alérgica. Você sabe diferenciá-las? Continue acompanhando o nosso conteúdo e descubra mais sobre as características da rinite.

 

Rinite alérgica e não alérgica

A rinite não alérgica se caracteriza por não estar associada com nenhum componente alérgico. Ou seja, ela não tem nenhuma relação com o sistema imunológico. Os principais fatores relacionados com a condição são:

  • Agentes irritativos;
  • Mudanças hormonais;
  • Medicamentos;
  • Infecções, como resfriados e gripe.

Os sintomas são os mesmos da rinite alérgica. Os pacientes se queixam de muita coriza, crises de espirros, nariz entupido, coceira, ronco e perda da sensibilidade do olfato. A principal diferença está relacionada com as estações do ano, uma vez que ela não é afetada de acordo com o clima.

Já a rinite alérgica é causada por uma falha no sistema imunológico, que identifica as várias partículas inaladas como suspeitas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos, no qual o paciente diagnosticado com a condição possui uma resistência acima do normal.

As principais causas da rinite alérgica estão relacionadas aos agentes alérgenos. Quando em contato com o organismo, promovem a inflamação nasal e desencadeiam uma série de sintomas. Os fatores de risco mais comuns são:

  • Poeira;
  • Ácaros;
  • Poluição;
  • Clima seco e mudanças de temperatura;
  • Medicamentos;
  • Fumaça de cigarro;
  • Fungos;
  • Estado emocional como estresse e ansiedade;

 

Os sintomas se apresentam como irritação no nariz, olhos e garganta. O paciente sente muito desconforto nas narinas, que ficam congestionadas e com muita coriza, além das frequentes crises de espirros. Os olhos ficam lacrimejados, inchados e acabam surgindo olheiras. Outros sinais como dor na garganta, cefaleia e diminuição no olfato e na audição também podem ser sentidos.

 

Qual a diferença entre rinite e sinusite?

Apesar de apresentarem sintomas semelhantes e serem constantemente confundidas, as duas condições possuem características próprias que as diferenciam. A rinite, sendo alérgica ou não, é uma inflamação que ocorre na mucosa do nariz. Já a sinusite é uma inflamação nos seios paranasais, que ficam localizados na parte interna da face.

 

As diferenças também são visíveis nos sintomas, uma vez que a sinusite acaba deixando a saúde do paciente um pouco mais vulnerável. Ela causa dores de cabeça, principalmente atrás dos olhos, coriza purulenta ou esverdeada, tosse e, em alguns casos, até febre.

 

Qual é o melhor tratamento?

Apresentando os sinais da rinite, é de extrema importância que o paciente procure um profissional habilitado na área. Uma vez diagnosticada a condição, o médico certamente indicará medicamentos com o intuito de amenizar as crises e evitá-las.

O principal fator é a higienização dos ambientes em que o paciente frequenta. Evitar cortinas e tapetes, priorizar sempre a limpeza constante, visando eliminar poeira e ácaros. Além de buscar distância de cheiros fortes.

 

Agora você já entende o que é a rinite alérgica? Tem mais dúvidas? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo.

 

Dr. Paulo Henrique

Recent Posts

Como otorrinolaringologia pode ajudar a tratar os distúrbios do sono

Você sabia que os distúrbios do sono podem estar relacionados a problemas nas vias aéreas…

2 meses ago

Audiometria: o que é, para que serve e quais os tipos de exame auditivo

Você sabia que a audiometria é um dos exames mais importantes para avaliar a saúde…

2 meses ago

A Tosse que Nunca Passa: Um Sintoma que Exige Atenção Otorrinolaringológica

Introdução: A tosse é um reflexo natural do nosso organismo para eliminar irritações e secreções…

3 meses ago

Otite: o que é, como prevenir e quando procurar um centro de otorrino

Otite é uma inflamação do ouvido que pode causar dor, febre, perda de audição e…

4 meses ago

Descongestionantes nasais: um alívio temporário que pode trazer riscos permanentes

Você já sentiu aquela sensação de nariz entupido que dificulta a respiração e atrapalha o…

4 meses ago

Como se proteger das doenças respiratórias de inverno com ajuda de um otorrino em Belo Horizonte

O inverno é uma estação que traz consigo muitos desafios para a saúde respiratória. As…

5 meses ago