Avaliação do equilíbrio estático e dinâmico
A relação de equilíbrio do corpo está diretamente ligada ao sistema auditivo. O equilíbrio consiste em uma combinação das funções sensoriais e motoras do organismo. Juntas, são responsáveis por manter a estabilidade do campo de visão e a coluna reta. As áreas sensoriais encarregadas desse processo, abrangem as vias auditiva, labiríntica e outras.
O trabalho do organismo para manter o equilíbrio acontece, integralmente, de forma involuntária e inconsciente, através dos reflexos e sensações. Esse processo é interligado ao tronco encefálico e ao cérebro.
Os pacientes que apresentam algum tipo de tontura ou dificuldade de se manter de pé, que não esteja relacionada à condição física, pode ter sofrido alguma lesão ou inflamação no labirinto vestibular, cerebelo, fascículos, vestíbulos, córtex, núcleos motores da musculatura dos olhos e outras regiões relacionadas.
Para identificar as causas possíveis para os problemas, o médico otorrinolaringologista pode indicar a realização da avaliação do equilíbrio estático e dinâmico.
Como a avaliação é feita?
A avaliação do equilíbrio estático e dinâmico é feita a partir de um conjunto de procedimentos não invasivos, indolores e simples. Podem ser aplicados pacientes de todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos.
Neste exame, é analisada a capacidade de continuar de pé, andar para frente e para trás e dar voltas com os olhos fechados. O objetivo é fazer um estudo completo do desequilíbrio corporal do paciente, investigar alterações nos olhos e a competência de responder a reflexos.
Com os resultados em mãos, o médico especializado poderá dar um diagnóstico mais preciso e assertivo para o problema do paciente.
Quer fazer o agendamento da avaliação do equilíbrio estático e dinâmico? Entre em contato com a equipe do Centro de Otorrino BH e escolha o melhor dia e horário a você. Em caso de dúvidas, também não hesite em nos contatar.
Aguardamos a sua visita!