Adenoidectomia
É relativamente simples e realizada em ambiente hospitalar. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia, logo que os efeitos da anestesia tenham passado.
O que são adenóides?
São pedaços pequenos de tecido que ficam localizados na parte de trás da garganta, bem acima das amígdalas. Eles fazem parte do sistema imunológico e ajudam na proteção do organismo contra vírus e bactérias a combater infecções.
Logo que o bebê nasce esses pedaços de tecido começam a crescer, alcançando seu tamanho máximo quando a criança tem entre três a cinco anos. Aos sete anos de idade os adenoides começam a encolher até que, na adolescência, são pouco visíveis. Já na idade adulta eles terão desaparecido por completo.
Apesar de ajudarem o organismo a se proteger contra infecções, os adenóides não são uma parte essencial. Isso significa que o sistema imunológico funciona muito bem sem ele, pois conta com outras formas mais eficientes para lidar com infecções.
Quando a Adenoidectomia é indicada?
A hipertrofia de adenóides devido ao inchaço torna necessária a remoção de devido a:
- Infecção por vírus ou bactéria. Embora possa ser eventualmente tratada, os adenóides podem permanecer alargados;
- Reações alérgicas podem irritar os adenóides, fazendo-os ficar inchados;
- Origem congênita, quando a desenvolve adenóides alargadas ainda no útero da mãe, tendo problemas de desde o nascimento.
Quando não tratado adequadamente, o aumento de adenóides pode desencadear problemas de respiração bucal e audição.
Seu médico solicitou a Adenoidectomia? Entre em contato para marcá-lo aqui no Centro de Otorrino.