Provas pendulares
As provas pendulares consistem em uma série de testes utilizados para analisar e investigar diversos casos de síndromes periféricas e outros tipos de síndrome no sistema nervoso central. O médico otorrinolaringologista pode indicar tal exame para os pacientes que apresentam sinais de tontura, perda auditiva, vertigem, alterações nos olhos e, em alguns casos, dores intensas na região da cabeça e atrás da orelha.
Os objetivos são:
- Diagnosticar algum tipo de lesão ou comprovar a existência do comprometimento das regiões periféricas ou central;
- Identificar a causa dessa lesão;
- Realizar o monitoramento da evolução de tratamento do paciente.
Como o exame é feito?
Neste exame, o paciente deve acompanhar, com os olhos, o movimento de um pêndulo, sem balançar a cabeça. O procedimento é totalmente seguro, é rápido, não é invasivo e não causa desconfortos ao paciente. Apesar de simples, o procedimento auxilia bastante o médico especializado a diagnosticar o problema do indivíduo e comprova a existência de alterações no funcionamento do organismo.
Resultados das provas pendulares
Os resultados das provas pendulares podem variar em quatro tipos. Os pacientes que não possuem anormalidades severas, geralmente, apresentam provas do tipo I ou II, que pode indicar o comprometimento central ou periférico. No entanto, indivíduos normais também podem obter resultados semelhantes às provas de uma pessoa com alguma síndrome. Por isso, é indicado realizar outro tipo de exame para excluir, de fato, qualquer anormalidade.
Já os tipos III e IV são provas características dos pacientes que já apresentam as alterações mais severas nos sistemas periférico e central. Especificamente no caso do tipo III, a patologia pode estar relacionada à superposição do nistagmo. No tipo IV, o médico responsável observa que o paciente não consegue seguir o movimento dos pêndulos.
Para agendar o exame de provas pendulares, entre em contato com a equipe do Centro de Otorrino BH e escolha o melhor dia e horário para você. Aguardamos a sua visita!