A pandemia da Covid-19 mudou os nossos hábitos e trouxe diferentes preocupações para o nosso dia a dia. Apesar da doença ser recente e termos muitas pesquisas sobre o assunto, já temos algumas informações importantes sobre o coronavírus.
Separamos algumas curiosidades interessantes. Saiba mais!
Como identificar sinusite, rinite e Covid?
Alguns sintomas de covid-19, rinite e sinusite são semelhantes e podem ser confundidos. Confira os principais sinais de cada uma dessas doenças:
- Covid19: perda de olfato e paladar, febre, tosse, dor no corpo, indisposição e, em casos mais graves, falta de ar.
- Rinite alérgica: apresenta os sintomas clássicos de obstrução nasal, coriza, espirros e coceira nos olhos, nos ouvidos e na garganta.
- Sinusite: secreção nasal com cor, tosse, pressão na face, dor de cabeça, obstrução nasal, febre, cansaço e dor muscular.
O que fazer caso perca o olfato com a Covid-19?
O treinamento de olfato consiste em estimular o nervo olfatório e as conexões cerebrais com aromas específicos e, assim, ajudar na sua recuperação. Nele são utilizadas 4 fragrâncias de óleos essenciais para estímulo do olfato: rosa, eucalipto, limão e cravo. Cada essência deve ser inalada por 10 segundos com intervalo de 15 segundos entre cada uma.
O treinamento deve ser feito 2 x ao dia, durante 24 meses, para que haja tempo de recuperação da sensação do cheiro e da comunicação com o cérebro.
Também podem ser usadas fragrâncias “domésticas”, como: café, cravo, mentol, baunilha, menta (pasta de dente), vinagre e tangerina (suco).
Porque o exame da Covid-19 é incômodo?
É chamado de SWAB aquela haste flexível (espécie de cotonete gigante) usada para fazer o teste de Covid-19.
Ela é enfiada no nosso nariz até bater no septo e na rinofaringe, de onde é colhido o material utilizado no exame. A dor acontece justamente na hora em que a haste bate nessas estruturas.
Quando é possível operar após tomar a vacina da Covid-19?
- Coronavac: é feita com o vírus inativado. A cirurgia pode ser feita 1 semana após a vacinação.
- AstraZeneca e Janssen: são feitas com o “vírus vivo” e enfraquecido. A cirurgia pode ser feita 3 semanas após a vacinação.
- Pfizer: é feita a partir de uma tecnologia chamada de mRNA, que não utiliza o vírus propriamente dito. A cirurgia pode ser feita 1 semana após a vacinação.
Quando é possível doar sangue após tomar a vacina da Covid-19?
De acordo com a Fundação Hemominas , se você teve Covid-19, pode doar sangue 30 dias após completa recuperação. Já o prazo de doação após a vacinação é:
- Coronavac: 48h
- AstraZeneca: 7 dias
- Pfizer: 7dias
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e nosso Instagram!