Assim como acontece com outras especialidades médicas, a consulta com um otorrino deve ser periódica. Conheça os principais exames realizados por esses profissionais e a importância deles!
FIBRONASOLARINGOSCOPIA
O exame de fibronasolaringoscopia tem o objetivo de analisar o estado do nariz, da faringe e da laringe, regiões conhecidas como vias aéreas altas.
Por meio da introdução, pelas vias nasais, de um aparelho chamado endoscópio, é possível obter imagens da mucosa e das estruturas da região. Os tubos do aparelho são flexíveis e se adaptam aos locais que passam, sem causar grandes incômodos ao paciente.
O resultado desse tipo de exame serve para que o médico otorrinolaringologista faça o diagnóstico de doenças como rinite, sinusite, faringite, desvio do septo, distúrbios de olfato e tumores. Também é utilizado para identificar causas de rouquidão e sangramentos nasais e confirmar a apneia do sono.
A fibronasolaringoscopia pode ser realizada em pessoas de todas as idades, sem a exigência de preparo anterior. O procedimento não é dolorido, já que o médico aplica uma anestesia local, e bem rápido.
VIDEOENDOSCOPIA NASOSINUSAL
Também é chamado de videoendoscopia, nasofibroscopia e endoscopia nasal, esse é o exame endoscópico que avalia as estruturas internas da cavidade nasal e da região posterior ao nariz (rinofaringe). Como é feito:
- Para realizar o exame, um pequeno endoscópio é introduzido nas narinas do paciente.
- Com o auxílio de uma câmera acoplada no aparelho, as imagens são projetadas em um monitor. Desta forma, o médico faz uma análise da região do assoalho e teto da cavidade nasal, tubas auditivas, adenoides e septo nasal.
- Todo o procedimento é realizado com o paciente acordado e sentado.
- Para minimizar o desconforto e evitar o refluxo, é aplicado um anestésico local em spray no nariz antes de iniciar o procedimento.
- O endoscópio utilizado pode ser de fibra ótica rígida ou flexível, dependendo de cada caso e necessidade, como em crianças.
- O exame é realizado no próprio consultório do otorrinolaringologista.
INDICAÇÃO DA VIDEOENDOSCOPIA
- Obstrução nasal.
- Desvio de septo nasal.
- Rinite.
- Sinusite.
- Pólipo.
- Sangramento nasal.
- Adenoide aumentada.
- Perviedade das tubas auditivas.
VIDEOLARINGOSCOPIA
Exame realizado para avaliar a morfologia das estruturas da garganta, que não podem ser visualizadas em exame normal sem aparelhos. O exame é realizado da mesma forma que a videoendoscopia.
VIDEOLARINGOESTROBOSCOPIA
É o mesmo exame que a videolaringoscopia, entretanto, mais refinado. Realizado com uma luz estroboscópica que permite avaliar movimentos em “câmera lenta”, o exame de permite obter detalhes mais precisos, o que seria impossível perceber através do exame convencional.
VIDEOFARINGOLARINGOSCOPIA
Também é um exame de imagem, realizado para observar a garganta, a faringe, a laringe e as pregas vocais, além de avaliar as funções de respiração e de deglutição (engasgos). É indicado em casos de:
- Rouquidão persistente.
- Disfonia.
- Dor na garganta prolongada.
- Tosse persistente.
- Sensação de existência de corpo estranho na garganta.
- Desconforto durante a respiração.
- Ronco.
- Seguimento oncológico.
- Avaliação pré-operatória.
VIDEONASOSCOPIA
Exame realizado para observar as cavidades nasais e rinofaringe: cornetos inferiores, septo nasal e médio adenoide. É indicado para identificar possíveis lesões na boca, na faringe e na laringe.
As indicações da videonasoscopia são semelhantes às da videofaringolaringoscopia (citadas acima). Além disso, o exame avalia:
- Rinite.
- Obstrução nasal.
- Apneia do sono.
- Refluxo laringe-faringe (pigarro).
- Sensação de falta de ar.