Audiometria tonal e vocal (Adulto e Infantil)
Como é realizada a audiometria?
O exame é completamente indolor, não possui procedimentos invasivos e é muito seguro. O paciente é colocado dentro de uma cabine acústica, com isolamento de som, e é estimulado a escutar diversas frequências sonoras. Existem duas principais técnicas para a realização do exame de audiometria: tonal e vocal.
Audiometria Tonal
O objetivo deste procedimento é analisar o tempo de reação do paciente aos sons, que são emitidos em frequências diferenciadas. Através da audiometria tonal, é possível diagnosticar o grau e o tipo de perda auditiva.
Audiometria Vocal
O teste de audiometria vocal é utilizado para medir o nível de percepção e compreensão da fala humana. Algumas palavras são ditas e o paciente deve repeti-las com clareza.
Quando o exame é indicado?
Geralmente, o médico solicita o exame de audiometria tonal e vocal quando há sinais da perda da audição, quando ocorrem traumas no tímpano, uso excessivo e prolongado de certas medicações, infecções ou nos casos em que o paciente tem histórico de surdez na família. Problemas odontológicos, emocionais e psicológicos do indivíduo também são levados em consideração.
Em qualquer sinal de zumbidos frequentes ou sintomas da perda auditiva, procure um médico otorrinolaringologista. Ele será o profissional responsável por fornecer orientações relacionadas aos exames, fazer o diagnóstico e realizar o tratamento mais adequado para o seu caso clínico.
Cuidar da sua audição é extremamente importante! Entre em contato com a nossa equipe e agende o seu exame.