As perfurações do tímpano podem ser causadas por otite média, inserção de objetos no ouvido e traumas de pressão. Elas podem causar perda auditiva ou otorreia crônica.
A infecção existente deve ser tratada antes da timpanoplastia ser feita. A cirurgia é realizada com o paciente sob efeito de anestesia local ou geral, dependendo da extensão da lesão no tímpano.
É feita uma incisão no canal do ouvido, na parte interna. Em caso de perfurações externas, a incisão é feita na parte de trás da orelha. Para a correção da membrana, é utilizado um enxerto feito com fáscia, pericôndrio e até mesmo com a cartilagem da orelha do paciente.
Após o procedimento, o paciente recebe alta entre 6 a 10 horas após o procedimento. Geralmente, a recuperação é indolor. Porém, pode haver desconforto devido ao tamponamento e curativo no ouvido. É indicado que haja repouso por 3 a 5 dias e evitar esforço físico por pelo menos três semanas para o tímpano cicatrizar adequadamente. O ouvido precisa estar sempre seco, por isso é preciso ter cuidado com os banhos.
Caso ocorra alguma dor, ela será pequena e pode ser aliviada com analgésicos.
Dores no ouvido? Pode ser uma perfuração no tímpano. Entre em contato e agende uma consulta.