Rinoplastia estética ou reparadora

Rinoplastia

A rinoplastia pode ter caráter tanto estético quanto reparador ou funcional. Muitas pessoas buscam por esta cirurgia para melhorar o aspecto estético do nariz, como aumentar ou diminuir o nariz, mudar a ponta e afinar. Por outro lado, este procedimento cirúrgico também pode ser feito para corrigir problemas da anatomia que causem distúrbios respiratórios.

Como é feita a rinoplastia

Existem duas técnicas para a rinoplastia. Na aberta, também chamada de exorrinoplastia, é feita uma pequena incisão na base do nariz, entre as narinas, na parte interna. Está técnica é mais indicada quando há a necessidade de realizar grandes alterações na ponta do nariz.

Já na fechada, as incisões são feitas apenas na parte interna do nariz, dentro das narinas. Esta técnica apresenta algumas vantagens, como a agilidade do procedimento, resultado mais natural e recuperação mais rápida, além de não deixar cicatriz aparente.

O nariz pode ser reduzido e remodelado retirando partes da cartilagem ou fazendo uma raspagem e lixamento do osso. Ele também pode ser aumentado, através de um enxerto de cartilagem, implante de próteses ou preenchimento.

O osso nasal é fraturado apenas em alguns casos, como em casos em que o objetivo é diminuir este isso e até mesmo a base alargada. Os pacientes com alguma fratura prévia que apresentam um desalinhamento do nariz também podem precisar da fratura para alinhá-lo.

A cirurgia é feita com o paciente sob anestesia geral ou local com uso de sedativos. Em casos que a geral é utilizada, o paciente é entubado para auxiliar a respiração durante o procedimento, que demora cerca de duas horas quando estética e de 12 a 24 horas quando associada à cirurgia funcional.

Pós-operatório

É utilizado um plástico enrijecido para imobilizar o nariz durante durante os sete primeiros dias de pós-operatório. Os curativos devem ser usados por 15 dias e os tampões internos apenas por um dia. É comum a formação de hematomas, que sumirão em até 20 dias. Já os sangramentos podem ocorrer principalmente nos dois primeiros dias.

A respiração pode ser difícil na primeira semana por causa dos coágulos dentro das narinas. Descongestionantes nasais serão indicados pelo médico para aliviar isso. Já a alimentação deverá ser pastosa pois a região estará dolorida e inflamada.

Normalmente, não há dor no pós-operatório. Entretanto, caso aconteça, pode-se usar analgésicos.

O paciente deve permanecer em repouso absoluto por sete dias e moderado até o décimo quinto dia. Para dormir, é recomendado que a posição seja com a cabeça elevada com travesseiros durante os sete primeiros dias.

Já é possível ver o resultado final entre seis meses a um ano.Quer mudar a forma do seu nariz ou melhorar sua respiração? Entre em contato e agende uma consulta.