A rinite é uma inflamação aguda ou crônica, infecciosa, alérgica ou irritativa da mucosa nasal. Caracterizada por ser um transtorno respiratório, a condição deixa os pacientes sensíveis a diferentes fatores ambientais. Logo, o organismo começa a identificar agentes que podem causar danos ao corpo, desencadeando assim uma crise.
A condição pode ser classificada em alérgica e não alérgica. Você sabe diferenciá-las? Continue acompanhando o nosso conteúdo e descubra mais sobre as características da rinite.
A rinite não alérgica se caracteriza por não estar associada com nenhum componente alérgico. Ou seja, ela não tem nenhuma relação com o sistema imunológico. Os principais fatores relacionados com a condição são:
Os sintomas são os mesmos da rinite alérgica. Os pacientes se queixam de muita coriza, crises de espirros, nariz entupido, coceira, ronco e perda da sensibilidade do olfato. A principal diferença está relacionada com as estações do ano, uma vez que ela não é afetada de acordo com o clima.
Já a rinite alérgica é causada por uma falha no sistema imunológico, que identifica as várias partículas inaladas como suspeitas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos, no qual o paciente diagnosticado com a condição possui uma resistência acima do normal.
As principais causas da rinite alérgica estão relacionadas aos agentes alérgenos. Quando em contato com o organismo, promovem a inflamação nasal e desencadeiam uma série de sintomas. Os fatores de risco mais comuns são:
Os sintomas se apresentam como irritação no nariz, olhos e garganta. O paciente sente muito desconforto nas narinas, que ficam congestionadas e com muita coriza, além das frequentes crises de espirros. Os olhos ficam lacrimejados, inchados e acabam surgindo olheiras. Outros sinais como dor na garganta, cefaleia e diminuição no olfato e na audição também podem ser sentidos.
Apesar de apresentarem sintomas semelhantes e serem constantemente confundidas, as duas condições possuem características próprias que as diferenciam. A rinite, sendo alérgica ou não, é uma inflamação que ocorre na mucosa do nariz. Já a sinusite é uma inflamação nos seios paranasais, que ficam localizados na parte interna da face.
As diferenças também são visíveis nos sintomas, uma vez que a sinusite acaba deixando a saúde do paciente um pouco mais vulnerável. Ela causa dores de cabeça, principalmente atrás dos olhos, coriza purulenta ou esverdeada, tosse e, em alguns casos, até febre.
Apresentando os sinais da rinite, é de extrema importância que o paciente procure um profissional habilitado na área. Uma vez diagnosticada a condição, o médico certamente indicará medicamentos com o intuito de amenizar as crises e evitá-las.
O principal fator é a higienização dos ambientes em que o paciente frequenta. Evitar cortinas e tapetes, priorizar sempre a limpeza constante, visando eliminar poeira e ácaros. Além de buscar distância de cheiros fortes.
Agora você já entende o que é a rinite alérgica? Tem mais dúvidas? Siga as nossas redes sociais e fique por dentro de todo o nosso conteúdo.
A surdez é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, mas…
A audição é um dos sentidos mais importantes para o desenvolvimento infantil. Ela é fundamental…
A perda auditiva é uma condição que afeta milhões de pessoas em todo o mundo,…
A sinusite é uma inflamação dos seios da face que causa desconforto e, muitas vezes,…
Você sabia que os distúrbios do sono podem estar relacionados a problemas nas vias aéreas…
Você sabia que a audiometria é um dos exames mais importantes para avaliar a saúde…