Redução de fratura nasal

Redução de fratura nasal

A redução de fratura nasal é um procedimento cirúrgico para recolocar e alinhar o nariz em sua posição natural após ter sofrido uma fratura. Esta cirurgia deve ser indicada pelo médico. O procedimento deve ser feito após a redução do edema, que leva entre sete a catorze dias. Esse tempo de espera serve para poder visualizar melhor os fragmentos ósseos.

As fraturas nasais são causadas, geralmente, por agressões físicas, quedas, traumas em esportes e acidentes de trânsito.

Sintomas de nariz fraturado

Não é difícil descobrir uma fratura no nariz. A pessoa pode sentir dor, ter sangramento nasal, face arroxeada e inchada, desvio nos ossos nasais e obstrução nasal, que causa dificuldade em respirar.

Como a redução de fratura nasal é feita?

O diagnóstico deve ser feito por um médico através de anamnese, exame físico e exames de imagem. De acordo com a avaliação, o especialista indicará se a redução cirúrgica deve ser feita.

Para a cirurgia, o paciente recebe anestesia geral e uma proteção da via respiratória contra sangramentos. O tempo de ato cirúrgico dura aproximadamente 1 hora.

Recuperação

É normal que o nariz sangre um pouco nas primeiras 48 horas após o procedimento cirúrgico. Por isso, é utilizado um curativo de proteção para higienizar esse sangramento.

A cicatrização da fratura é feita com proteção contra novos traumas até que esteja consolidada. O nariz deve ser lavado com soro fisiológico. Para aliviar a dor, são utilizados analgésicos prescritos pelo médico.

É recomendado que o paciente evite se expor ao sol enquanto houver equimoses (manchas provocadas pelo extravasamento de sangue dos vasos sanguíneos). Cada cuidado é essencial para que a cicatrização seja bem sucedida. Isso envolve até mesmo a posição para dormir, que deve ser com a cabeça levemente elevada do travesseiro, com a face para cima.

Sofreu algum trauma no nariz? Você precisa ir ao médico para ver se está tudo certo. Entre em contato e agende uma consulta.