Palatoplastia

Palatoplastia

A Palatoplastia é uma cirurgia indicada quando existe alguma deficiência no palato, parte do corpo humano que forma o céu da boca. Os problemas nessa região podem gerar no paciente alguns sintomas como ronco, engasgos, pigarros e, em alguns casos mais específicos, apneia do sono.

Dentre os problemas que atingem o palato, a Fissura Labiopalatina, ou “Lábio Leporino”, como é conhecida popularmente, é o mais reincidente. Muito comum em crianças, a condição se caracteriza por ter o lábio ou o céu da boca aberto. Ela pode se apresentar como unilateral ou bilateral.

Como é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita com anestesia geral e o tempo de duração pode variar de acordo com o quadro apresentado pelo paciente. Porém, na maioria das vezes, costuma demorar de 30 minutos a 1 hora. Antes de realizar o procedimento, é necessário ficar de jejum de 8 horas.

Após o procedimento, é necessário que o paciente fique em repouso por algum tempo. O pós-operatório exige que não force demais a voz e se evite consumir alimentos duros e ácidos ou quentes demais. Caso haja alguma contraindicação, o médico responsável se responsabilizará de orientar o paciente sobre todas as dúvidas que eventualmente possam surgir.