Otoplastia

Otoplastia

A Otoplastia é um procedimento estético realizado nas orelhas. Na maioria das vezes, é a cirurgia recomendada para corrigir problemas como orelhas proeminentes, popularmente conhecidos como abano. Além disso, ela também é indicada nos casos de traumas e falhas na região.

A cirurgia tem o intuito de amenizar deformidades e dar um melhor visual estético. A Otoplastia é altamente indicada nos casos em que o paciente apresenta orelhas grandes demais, assimétricas, que já foram operadas mas deixaram uma aparência indesejada e com outras anomalias.

O procedimento é recomendado para pacientes a partir dos seis anos de idade e cabe ao médico responsável avaliar o caso. A Otoplastia é o único procedimento que atua na estética das orelhas.

Como é a cirurgia?

Quando o paciente chega ao consultório apresentando um quadro com orelhas de abano ou outro problema na região, o médico, a partir da avaliação inicial, poderá indicar a Otoplastia. O procedimento é feito com anestesia local e sedação e dura, em média, entre 1h e 2h.

Nos casos de orelhas proeminentes, deve-se realizar um corte na parte posterior e retirar o excesso de pele no local. Logo após e feita a retirada da cartilagem para diminuir o tamanho da região. A cicatriz desse tipo de cirurgia é quase imperceptível, já que ficam localizadas atrás das orelhas.

Após o procedimento, deve-se ficar em observação durante certo período de tempo, que será indicado pelo médico. É comum o paciente sentir dores e irritações no local, que pode se apresentar vermelho e inchado. Depois de ser liberado, é de extrema importância seguir a risca as recomendações médicas.

Quais cuidados tomar?

O paciente deve, até segunda ordem médica, evitar atividades que demandam grandes esforços físicos e movimentos bruscos. Deve-se tomar cuidado ao deitar, evitando ficar de lado, apoiando as orelhas. Além disso, prestar bastante atenção à cuidados básicos como não deixar a região molhar durante o banho, não trocar manualmente o curativo evitar longas exposições ao sol.