Mastoidectomia

Mastoidectomia

A Mastoidectomia é um procedimento cirúrgico indicado para pacientes que enfrentam infecções graves no ouvido. Ela é realizada com um microscópio cirúrgico com o intuito de remover o tecido infectado e limpar a região da mastóide, um osso que fica atrás do ouvido.

As otites são inflamações que podem atacar a região externa, média e interna do ouvido. Elas são causadas por bactérias e vírus e seus principais sintomas se distinguem em fortes dores no ouvido, febre, dor de cabeça, vômitos e líquido amarelado ou com sangue escorrendo dos ouvidos.

Quando o paciente é diagnosticado com um quadro de Otite Média Crônica Supurativa ou Colesteatomatosa, o tratamento deve ser realizado com a Mastoidectomia.

Como a cirurgia é feita?

Para a realização da cirurgia, necessita-se aplicar anestesia geral ou local, o que vai depender do caso. Logo após, é feita uma incisão na parte de trás da orelha, expondo assim o ouvido e mastóide. Só assim que o médico conseguirá executar a limpeza da doença na região.

Em casos mais complicados, é necessário limpar a região por completo, e até retirar alguns ossos, fazendo com o que o ouvido e o mastóide se tornem uma só cavidade. Esse procedimento, conhecido como Mastoidectomia Radical, é realizado quando o paciente apresentar quadros de infecções graves.

Nos primeiros dias após a cirurgia, o paciente pode sentir dores, zumbidos e algumas tonturas. O período de recuperação é de 7 a 10 dias, mas o médico pode indicar um período maior, dependendo do caso. É importante dar um tempo na prática de atividades físicas e evitar o contato do ouvido com a água.