Implante Coclear/Prótese de Baha

Implante Coclear/Prótese de Baha

Os avanços na medicina possibilitaram que pessoas com problemas no sistema auditivo possam voltar a ouvir sem dificuldades. É o caso do Implante Coclear e da Prótese de Baha, dispositivos usados com o intuito de devolver as funções auditivas ao paciente.

O Implante Coclear é um dispositivo eletrônico capaz de transformar qualquer som em um estímulo elétrico, o enviando imediatamente ao nervo auditivo. Isso possibilita que pacientes com perda auditiva grave possa voltar a ter a capacidade de ouvir. O implante contribui principalmente para ouvir músicas e assistir TV, captar melhor a fala, conversar e usar o telefone.

O implante dispõe de componentes externos e internos. Na parte externa, encontra-se um processador sonoro e um fio que o conecta à antena. Já na parte interna, aplica-se, através de procedimento cirúrgico, um receptor contendo um feixe de eletrodos na cóclea, estrutura do sistema auditivo.

Já a Prótese de Baha é um dispositivo que decodifica o som e o transmite, através da condução óssea, diretamente para a cóclea. A prótese é composta de um processador de som, um pino de titânio que é aplicado cirurgicamente na parte posterior da orelha e um pilar que interliga as duas partes.

Como os dispositivos funcionam?

No caso do Implante Coclear, o processador sonoro é responsável por captar e digitalizar o som, que é enviado ao receptor através da antena, que é conectada na pele. Esse receptor converte a informação digitalizada em um sinal elétrico e o envia para a cóclea. Em seguida, a informação será criptografada e enviada aos eletrodos, estimulando assim o nervo auditivo. O resultado desse processo é o som chegando ao cérebro, permitindo que o paciente ouça.

O método é indicado para pacientes que não nasceram com nenhum problema e acabaram desenvolvendo danos auditivos durante a vida. Ele também é ideal para quem já nasceu com alguma deficiência na audição e não obteve bons resultados fazendo reabilitação fonoaudiológica.

Quando o paciente utiliza a Prótese de Baha, o som captado chega ao paciente através de condução óssea. Sua utilização é indicada nos casos de perda auditiva condutiva ou mista e surdez unilateral. O procedimento para fixar o pino de titânio é tranquilo, dura em média 45 minutos à 1 hora e é feito com anestesia geral ou local, dependendo do caso.