Frenectomia

Frenectomia

A Frenectomia é um procedimento cirúrgico no qual ocorre a remoção do freio labial ou lingual. Sua realização é indicada quando o paciente possui excesso dessa estrutura, o que pode causar diastema (espaçamento) dos dentes. Além disso, a condição também limita o movimento dos lábios e problemas para o sorriso.

Os freios labiais estão presentes na parte inferior e superior dos lábios e também abaixo da língua. Quando o posicionamento dos freios é desproporcional e prejudica as demais funções da boca e o visual estético do paciente, recomenda-se a realização da Frenectomia.

A condição pode se apresentar em crianças e bebês. Quando isso acontece, o mesmo encontra dificuldades na alimentação e amamentação, demandando assim o procedimento já nos primeiros anos de vida. É preciso avaliar com o médico responsável as condições da cirurgia.

Trata-se de um procedimento simples, rápido, realizado no próprio consultório e com a aplicação de anestesia local. O paciente vai para casa no mesmo dia e, caso siga as recomendações do médico responsável, apresentará uma recuperação tranquila e sem complicações.

Como é feita a cirurgia?

O procedimento cirúrgico para a retirada do freio labial ou lingual pode ser feito de duas maneiras, convencional e a laser. No primeiro caso, utiliza-se um bisturi para realizar a cirurgia. Logo após, é feita uma sutura no local, o que demanda uma recuperação de até no máximo 10 dias. Já no segundo caso, é usado um bisturi elétrico, promovendo assim a esterilização imediata. Sendo assim, não necessita de sutura.

Após a cirurgia, o paciente precisa tomar certos cuidados para ter uma recuperação sem nenhum problema. Nos primeiros dias, recomenda-se cortar da dieta alimentos sólidos ou quentes. Além disso, é importante ter muito cuidado com a higiene pessoal, limpando a região sem exercer pressão e, caso o médico tenha indicado algum medicamento, fazer o uso correto.