Cordectomia

Cordectomia

Pacientes diagnosticados com problemas graves na laringe, como o câncer, pode encontrar na Cordectomia uma solução. O procedimento se caracteriza pela remoção parcial ou total da região das cordas vocais. Após a retirada, utiliza-se um tecido produzido pelo processo de cicatrização para preencher o espaço vazio.

A realização do procedimento afeta diretamente na fala do paciente. Os efeitos estão relacionados com o tanto que foi removido das cordas vocais. É importante ressaltar que a fala não será mais a mesma. Porém, a qualidade do som emitido vai variar de acordo com o quadro apresentado.

Quando recorrer à Cordectomia?

Como vimos, a Cordectomia é um procedimento cirúrgico indicado em casos em que o paciente apresenta um quadro de câncer na laringe. Os primeiros sintomas da doença são alterações na voz e rouquidão recorrentes. Com o avanço da condição, sinais como dor de garganta e ouvido podem começar a aparecer.

É preciso se manter atento com outros possíveis indícios de que algo está errado, tais como dificuldades para engolir e respirar, tosse constante, feridas e nódulos na garganta e perda de peso. No caso de um ou mais sintomas, é necessário procurar um otorrinolaringologista para diagnosticar a doença.

As causas do câncer na laringe estão associadas com o alto consumo de álcool e o tabagismo, sendo que o segundo é um dos principais responsáveis. Quando somados, os dois fatores podem causar maiores estragos. Uma vez diagnosticado, se o paciente não cortar as bebidas alcoólicas e o cigarro, as probabilidades de cura diminuem bastante.

Cuidando da saúde

Para preservar a saúde da laringe e cordas vocais, é preciso, primeiramente, evitar o consumo excessivo de álcool e cigarro. Já que são as principais causas dos problemas nessa região do corpo.

Outras medidas como o uso de respiradores industriais no caso de ambientes de trabalho com produtos químicos e até ter uma alimentação saudável, com muitas frutas e legumes, são essenciais para combater o aparecimento de câncer na laringe.