Coloboma

Coloboma

A Coloboma é uma má formação na íris do olho, que faz com que a úvea, camada média do olho, se encontre alterada ou sequer exista. O paciente que possui essa condição se caracteriza por ter sua pupila no formato de um “buraco de fechadura”. Na maioria das vezes, seu diagnóstico está relacionado a condições hereditárias.

A condição pode afetar também a região das pálpebras, nervo ótico, retina e macular do paciente. Em alguns casos, a coloboma atinge os dois olhos, variando de um olho para o outro.

Apesar de ainda não existir uma cura para essa anormalidade, o tratamento pode contribuir para a redução dos sintomas no paciente.

Quais são os sintomas?

As principais queixas de alguém diagnosticado com coloboma são, além da deformidade encontrada na pupila, sensibilidade dos olhos ao entrar em contato com qualquer fonte de luz e dificuldades para enxergar. Ao apresentar algum dos sintomas, é necessário buscar auxílio médico, evitando assim que o quadro se agrave e cause complicações maiores.

Essa condição é originada, em alguns casos, ainda na gestação. Sendo assim, a criança pode desenvolver sérios problemas na visão, ou, em casos mais raros, cegueira. O médico se responsabilizará em realizar uma série de exames de imagem para avaliar e diagnosticar a existência de outros problemas.

Como é feito o tratamento?

Uma vez diagnosticado a condição, o tratamento será realizado quando o paciente se queixar de problemas na visão ou outro problema que pode surgir. As consultas devem ser feitas periodicamente de seis em seis meses, com o intuito de analisar o progresso do olho.

Os métodos de tratamento podem variar entre lentes de contato para esconder a anomalia na pupila, uso de óculos de sol e colírios para diminuir a sensibilidade dos olhos e, cirurgia para os casos em que a condição afeta as pálpebras.