Categories: Cirurgias

CIRURGIAS DE OTORRINO

Conheça as principais cirurgias realizadas por um otorrinolaringologista e para quais tratamentos elas são indicadas!

UVULOPALATOFARINGOPLASTIA

A uvulopalatofaringoplastia é realizada com o intuito de tratar ronco e apneia do sono em casos extremos. Na cirurgia, são removidos os tecidos que obstruem a passagem do ar, como as amígdalas, palato mole, úvula e faringe.

SEPTOPLASTIA

A septoplastia, também conhecida como cirurgia de desvio do septo, tem o objetivo de corrigir a deformidade do septo nasal, a parede vertical que separa o nariz em duas fossas nasais. Essa estrutura é composta por cartilagem na parte anterior e osso na parte posterior, envolvida por uma camada de mucosa. O septo pode ter um pequeno desvio para um ou ambos os lados, causando dificuldade em respirar.

O desvio de septo pode ocorrer por causa de microtraumas nasais durante a fase de crescimento. Fraturas nasais e traumatismo de face também podem causar o problema.

Nem todas as pessoas que têm desvio de septo precisam fazer a cirurgia. Tudo depende do grau do desvio e de como isso interfere na qualidade de vida.

ADENOIDECTOMIA

Procedimento cirúrgico para remoção de adenoides, muito realizado em idade pediátrica.

É relativamente simples e realizado em ambiente hospitalar. Na maioria dos casos, o paciente recebe alta no mesmo dia, logo que os efeitos da anestesia tenham passado.

O QUE SÃO ADENOIDES?

São pedaços pequenos de tecido que ficam localizados na parte de trás da garganta, bem acima das amígdalas. Eles fazem parte do sistema imunológico e ajudam na proteção do organismo contra vírus e bactérias.

Logo que o bebê nasce esses pedaços de tecido começam a crescer, alcançando seu tamanho máximo quando a criança tem entre três a cinco anos. Aos sete anos de idade os adenoides começam a encolher até que, na adolescência, são pouco visíveis. Já na idade adulta eles terão desaparecido por completo.

Apesar de ajudarem o organismo a se proteger contra infecções, os adenoides não são uma parte essencial. Isso significa que o sistema imunológico funciona muito bem sem ele, pois conta com outras formas mais eficientes para lidar com infecções.

QUANDO A ADENOIDECTOMIA É INDICADA?

A hipertrofia de adenoides devido ao inchaço torna necessária a remoção de devido a:

• Infecção por vírus ou bactéria: embora possa ser eventualmente tratada, os adenoides podem permanecer alargados.

• Reações alérgicas podem irritar os adenoides, fazendo-os ficar inchados.

• Origem congênita: quando a criança desenvolve adenoides alargadas ainda no útero da mãe, tendo problemas de desde o nascimento.

• Quando não tratado adequadamente: o aumento de adenoides pode desencadear problemas de respiração bucal e audição.

TIMPANOPLASTIA

A timpanoplastia é uma cirurgia com o objetivo de reconstruir a membrana do tímpano que sofreu uma perfuração devido à traumas ou infecções no ouvido médio.

As perfurações do tímpano podem ser causadas por otite média, inserção de objetos no ouvido e traumas de pressão. Elas podem causar perda auditiva ou otorreia crônica.

REDUÇÃO DE FRATURA NASAL

A redução de fratura nasal é um procedimento cirúrgico para recolocar e alinhar o nariz em sua posição natural após ter sofrido uma fratura. Esta cirurgia deve ser indicada pelo médico. O procedimento deve ser feito após a redução do edema, que leva entre sete a 14 dias. Esse tempo de espera serve para poder visualizar melhor os fragmentos ósseos.

As fraturas nasais são causadas, geralmente, por agressões físicas, quedas, traumas em esportes e acidentes de trânsito.

RINOPLASTIA

A rinoplastia pode ter caráter tanto estético quanto reparador ou funcional. Muitas pessoas buscam por esta cirurgia para melhorar o aspecto estético do nariz, como aumentar ou diminuir, mudar a ponta e afinar. Por outro lado, este procedimento cirúrgico também pode ser feito para corrigir problemas da anatomia que causem distúrbios respiratórios.

ADENOAMIGDALECTOMIA

Procedimento cirúrgico realizado para remoção das amígdalas e adenoides, em uma única cirurgia. Esse procedimento combinado é recomendado quando há, entre outros casos clínicos:

  • Infecções constantes (cerca de cinco vezes no mesmo ano ou três vezes em anos seguidos), mesmo diante de tratamentos com antibióticos (amigdalites resistentes aos antibióticos).
  • Amigdalite caseosa (mau hálito).
  • Dificuldade para respirar pelo nariz em razão do aumento da adenoide.
  • Respiração bucal sem melhora com tratamento.
  • Apneia do sono.
  • Febre.
  • Abscesso.

TIMPANOTOMIA PARA COLOCAÇÃO DE TUBO DE VENTILAÇÃO

A timpanotomia é uma cirurgia para a colocação de um tubo de ventilação na membrana do tímpano. Este procedimento tem o objetivo de promover a melhora da ventilação no ouvido médio.

O procedimento é indicado quando há infecções ou a presença de líquido no ouvido médio, que podem causar perda auditiva. Quando em crianças, também pode comprometer o desenvolvimento da fala e linguagem e causar problemas de comportamento.

AMIGDALECTOMIA

Cirurgia de remoção, parcial ou total, das amígdalas palatinas. É muito realizada em idade pediátrica, mas que tem sido cada vez mais recorrente em adultos.

O QUE SÃO AMÍGDALAS?

São glândulas que compõem nossa cavidade oral, cuja função é de defesa junto ao sistema imunológico. Quando inflamadas ou infeccionadas, geram aumento de tamanho da glândula, facilitando o aparecimento de mais infecções, num processo repetitivo.

O quadro clínico chamado de amigdalites de repetição pode provocar:

  • Mau hálito.
  • Convulsão febril.
  • Apneia do sono.

ANTROSTOMIA MAXILAR

Procedimento cirúrgico que visa ampliar a abertura do seio maxilar, sendo indicada para tratar sinusite crônica.

Os seios maxilares ficam atrás das maçãs do rosto e drenam a passagem para o nariz.

Quando esse canal está bloqueado, o paciente pode apresentar: congestão nasal, dor facial E dor de cabeça, afetando significativamente sua qualidade de vida.

Para aliviar os sintomas, são indicados alguns tratamentos, como uso de antibióticos, esteroides nasais e irrigações salinas. Porém nem sempre eles são eficazes estimular a abertura do seio e aliviar a congestão.

SINUSECTOMIA COM OU SEM ENDOSCÓPIO

A sinusectomia é a cirurgia para o tratamento da sinusite, uma infecção nos seios paranasais. O procedimento cirúrgico amplia ou desobstrui os canais de drenagem dos seios nasais para evitar o acúmulo das secreções.

TURBINECTOMIA

A turbinectomia é um procedimento cirúrgico com o objetivo de reduzir o volume das conchas nasais inferiores ou removê-las completamente para permitir uma melhor respiração. Esta cirurgia alivia a obstrução nasal e a dificuldade para sentir cheiros e sabores. Geralmente, esses problemas são causados pelo crescimento patológico das conchas nasais.

POLIPECTOMIA

A polipectomia consiste na remoção de pólipos no interior do intestino grosso ou no estômago. Os pólipos são lesões da parede do intestino. São mais comuns no cólon, mas podem aparecer em vários outros lugares do tubo digestivo. No início, eles são benignos, mas crescem e se transformam em malignos.

TIMPANOMASTOIDECTOMIA

A timpanomastoidectomia, também chamada de mastoidectomia, tem o objetivo de tratar a infecção crônica na mastoide, um osso do crânio, situado no ouvido médio.

A mastoide participa da ventilação do ouvido. Quando há uma infecção no ouvido, esse osso pode ser atingido e várias complicações podem acontecer.

Essa cirurgia é indicada em casos de infecção crônica e persistente do ouvido, no colesteatoma e em complicações de otite média secretora.

MICROCIRURGIA DE LARINGE

A Microcirurgia de Laringe é um procedimento indicado para casos nos quais o paciente apresente alterações nas cordas vocais. Os principais problemas que afetam a laringe e as pregas vocais são o surgimento de nódulos, pequenos tumores, biópsias, cistos, nódulos e outras lesões na região.

O procedimento é indicado quando o paciente apresenta sinais como dor na região, rouquidão e outras alterações na voz, dificuldades para engolir, cansaço vocal e pigarro constante.

Medtarget Agência Marketing Médico

Recent Posts

Como otorrinolaringologia pode ajudar a tratar os distúrbios do sono

Você sabia que os distúrbios do sono podem estar relacionados a problemas nas vias aéreas…

2 dias ago

Audiometria: o que é, para que serve e quais os tipos de exame auditivo

Você sabia que a audiometria é um dos exames mais importantes para avaliar a saúde…

2 semanas ago

A Tosse que Nunca Passa: Um Sintoma que Exige Atenção Otorrinolaringológica

Introdução: A tosse é um reflexo natural do nosso organismo para eliminar irritações e secreções…

1 mês ago

Otite: o que é, como prevenir e quando procurar um centro de otorrino

Otite é uma inflamação do ouvido que pode causar dor, febre, perda de audição e…

2 meses ago

Descongestionantes nasais: um alívio temporário que pode trazer riscos permanentes

Você já sentiu aquela sensação de nariz entupido que dificulta a respiração e atrapalha o…

3 meses ago

Como se proteger das doenças respiratórias de inverno com ajuda de um otorrino em Belo Horizonte

O inverno é uma estação que traz consigo muitos desafios para a saúde respiratória. As…

3 meses ago