Biópsias nasais

Biópsias nasais

A biópsia é um exame no qual é removido um pequeno fragmento de tecido para uma avaliação anatomopatológica da condição do organismo. Comuns no diagnóstico de câncer, as biópsias são realizadas quando o paciente apresenta alguns dos sintomas da doença na cavidade nasal e nos seios paranasais.

O procedimento, que é realizado na própria clínica ou consultório, é simples, rápido e não necessita de internação. Para sua realização, dependendo do caso, o médico responsável poderá aplicar anestesia local ou geral.

Existem vários tipos de biópsias para diagnosticar algum problema nas cavidades nasais. Cada uma é utilizada em um caso específico.

Quais são os tipos de biópsias?

Para um diagnóstico preciso, o médico responsável irá executar a biópsia de acordo com o quadro apresentado pelo paciente. Para verificar se existe algum aumento dos gânglios linfáticos, será necessário realizar uma punção aspirativa por agulha fina. O procedimento é rápido e não necessita de anestesia.

No caso de tumores nasais e nos seios paranasais, recomenda-se a realização de biópsia incisional ou excisional. No primeiro caso, é extraída apenas uma parte do tumor. Já no segundo, retira-se todo o tumor. Independente do quadro apresentado pelo paciente, as amostras retiradas são enviadas para análise. Todo o procedimento é realizado com a aplicação de anestesia.

Para quadros mais avançados, como tumores que atingiram áreas mais profundas do crânio, pode optar pela biópsia endoscópica ou a cirúrgica.

Quando devo procurar ajuda médica?

O paciente precisa ficar atento aos sinais que o corpo dá quando tem algo errado na cavidade nasal e seios paranasais. Os sinais mais comuns podem se configurar como congestionamento das vias respiratórias, dor na região dos olhos, sangramentos nasais, inchaço, dormência no rosto, entre outros.

Ao perceber qualquer anormalidade na região nasal, é necessário procurar um profissional da área imediatamente. O quanto antes for realizado o diagnóstico, melhor será o tratamento e a recuperação.