Categories: Sem categoria

A importância dos exames

Cuidar da saúde diariamente é essencial para ter uma vida longa e saudável. Os exames de rotina possuem um papel fundamental nesse monitoramento das nossas funções corporais. A partir de um acompanhamento médico constante, algumas doenças podem ser identificadas ainda no início. Quanto mais cedo for descoberta, mais chances de tratamentos e cura.

Em nossa clínica possuímos uma gama de exames disponíveis para os nossos pacientes. Conheça alguns!

Impedanciometria 

O grau de flacidez da membrana timpânica e o estado da cadeia ossicular (martelo, bigorna e estribo) podem ser avaliados através do exame de impedanciometria.

BERA

Frequentemente recém-nascidos, crianças e adultos são submetidos ao exame BERA, que tem o objetivo de analisar o funcionamento e a integridade das vias auditivas do paciente, desde a orelha até o córtex cerebral. Geralmente, é realizado quando a avaliação auditiva pré-alfabetização, o teste da orelhinha ou outro exame mais simples apresentou algum tipo de alteração.

Pesquisa do nistagmo optocinético 

Quando uma pessoa apresenta sinais de vertigem, tontura ou certos graus de surdez, é necessário que o médico especializado elabore o perfil otoneurológico do paciente. Neste caso, o exame de pesquisa do nistagmo optocinético se torna essencial para que o profissional faça um diagnóstico mais assertivo.

Timpanometria 

A timpanometria ou timpanograma é o exame que permite diagnosticar problemas na região do ouvido médio, bem como testar e medir a rigidez da mobilidade do tímpano.

Otoneurologico 

Tontura, desequilíbrio, enxaquecas constantes, zumbidos e surdez são sintomas bem comuns de quem possui algum problema no labirinto. O exame Otoneurológico tem o objetivo de identificar esse problema, avaliando os sistemas auditivo e vestibular.

Audiometria tonal e vocal (Adulto e Infantil) 

Através do exame de audiometria é possível avaliar a capacidade de ouvir e interpretar sons do paciente. Essa análise permite que o profissional especializado realize diversos diagnósticos relacionados às anormalidades no sistema auditivo e faça a medição do grau da perda auditiva. Dessa forma, consegue indicar o tratamento mais adequado ao paciente e recomendar medidas preventivas para interromper o progresso da patologia.

Vectoeletronistagmografia (Exame da labirintite) 

Exame que avalia minuciosamente queixas relacionadas ao sistema vestibular (equilíbrio), incluindo as famosas crises de labirintites.

Provas pendulares 

Consistem em uma série de testes utilizados para analisar e investigar diversos casos de síndromes periféricas e outros tipos de síndrome no sistema nervoso central.

Otoemissões acústicas 

A partir desse procedimento, é possível detectar, de forma precoce, a perda da audição dos pacientes e realizar uma triagem auditiva de recém-nascidos.

Avaliação auditiva pré-alfabetização 

Uma preocupação frequente dos pais está relacionada à audição dos filhos na fase de pré-alfabetização. Isso porque a capacidade de escutar, dos seres humanos, está diretamente ligada ao desenvolvimento da criança, principalmente, no que diz respeito ao progresso da fala e da competência cognitiva. Por isso, é extremamente importante e recomendado fazer a audiometria infantil.

Videofaringolaringoscopia 

É um exame de imagem realizado para observar a garganta, faringe, laringe e as pregas vocais e avaliar as funções de respiração e de deglutição (engasgos).

Videolaringoscopia 

Exame realizado para avaliar a morfologia das estruturas da garganta, que não podem ser visualizadas em exame normal sem aparelhos.

Videonasoscopia 

Exame realizado para observar as cavidades nasais e rinofaringe: cornetos inferiores, septo nasal e médio adenoide. É indicado para identificar possíveis lesões na boca, faringe e laringe.

Videolaringoestroboscopia

Exame de endoscopia realizado para observar toda a estrutura morfológica das pregas vocais, região da hipofaringe e da laringe.

Videoendoscopia nasosinusal

Exame endoscópico que avalia as estruturas internas da cavidade nasal e região posterior ao nariz (rinofaringe).

Fibronasolaringoscopia 

Tem o objetivo de analisar o estado do nariz, faringe e laringe, regiões conhecidas como vias aéreas altas. Por meio da introdução, pelas vias nasais, de um aparelho chamado endoscópio, é possível obter imagens da mucosa e das estruturas da região.

Para agendar uma consulta com um de nossos especialistas entre em contato com a gente. 

Gostou do post de hoje? Continue seguindo nosso blog para ver mais conteúdos como esse.

Medtarget Agência Marketing Médico

Recent Posts

Como otorrinolaringologia pode ajudar a tratar os distúrbios do sono

Você sabia que os distúrbios do sono podem estar relacionados a problemas nas vias aéreas…

1 mês ago

Audiometria: o que é, para que serve e quais os tipos de exame auditivo

Você sabia que a audiometria é um dos exames mais importantes para avaliar a saúde…

2 meses ago

A Tosse que Nunca Passa: Um Sintoma que Exige Atenção Otorrinolaringológica

Introdução: A tosse é um reflexo natural do nosso organismo para eliminar irritações e secreções…

3 meses ago

Otite: o que é, como prevenir e quando procurar um centro de otorrino

Otite é uma inflamação do ouvido que pode causar dor, febre, perda de audição e…

3 meses ago

Descongestionantes nasais: um alívio temporário que pode trazer riscos permanentes

Você já sentiu aquela sensação de nariz entupido que dificulta a respiração e atrapalha o…

4 meses ago

Como se proteger das doenças respiratórias de inverno com ajuda de um otorrino em Belo Horizonte

O inverno é uma estação que traz consigo muitos desafios para a saúde respiratória. As…

4 meses ago